#GrrrPrrr

Nettles Artists Collective vence o prêmio Brazilian International Press Award com o espetáculo Apple of My Eye.

NEW YORK – 12 de abril de 2016 – O elenco da companhia Nettles Artists Collective (NAC) e a escritora e atriz Tathi Piancastelli recebem prêmio do Brazilian International Press 2016, pela realização da peça teatral Apple of My Eye (AOME), também conhecida como Menina dos Meus Olhos. O anúncio da premiação do coletivo foi seguido por manifestações de apoio em sua página oficial, no Facebook.

Apple of My Eye é um espetáculo multimídia de teatro físico, produzido por Nettles Artists Collective e escrito por Piancastelli, artista brasileira com síndrome de Down. Piancastelli interpreta a protagonista Bella, uma jovem que, por meio de suas diferenças, transforma-se em catalisadora para aceitação social e preenche lacunas existentes entre o amor e o medo. A peça é a primeira produção profissional a envolver uma artista com a síndrome. A diretora brasileira de Apple of My Eye (Menina dos Meus Olhos), Débora Balardini, descobriu o trabalho de Piancastelli em 2012. Débora convidou sua parceira artística e de negócios, Sandie Luna, que atua na peça, a fazer a direção conceitual e assistência de direção do projeto. As duas trabalharam intensamente com Piancastelli, utilizando técnicas de experimentação vocal, vídeo e fisicalidade para moldar a narrativa.

Balardini explica a importância de capacitar mulheres latinas nas artes: “Não só estamos criando uma marca empreendedora no universo criativo, mas também buscamos incluir as vozes latinas, quase sempre silenciadas, como a de Tathi e outras pessoas com diferentes habilidades, que raramente são incluídos no espectro do que chamamos de ‘normal’. Nós celebramos as diferenças e a inclusão nas artes como um passo ainda básico, mas essencial, para mudanças na sociedade”.

Luna também comenta a importância de se quebrar estereótipos por intermédio do teatro: “ Apple of My Eye é um exemplo perfeito do papel das artes no aprofundamento do diálogo em torno de questões que tanto são ignoradas. Muitas vezes nos deparamos com um tema delicado, de difícil abordagem, mas enquanto uma obra de arte não trás essa disussão para o centro das atenções, o assunto permanece mudo, estático. A arte tem o poder de mudar esse status quo rapidamente e, ao se utilizar de questões como a inclusão, faz literalmente a diferença com eficácia. Nettles Artists Collective reconhece esse poder, por isso se orgulha de idealizar projetos como AOME“.

Sob a direção e liderança de Balardini e Luna, NAC se interessa pela inclusão nas artes, sendo a única companhia latina de teatro físico sediada em Nova York e com residência no Punto Space. Durante período de votação para o Brazilian International Press Award, NAC e Piancastelli ganharam grande popularidade ao apresentarem um segmento de Apple of My Eye (Menina dos Meus Olhos), em evento promovido pela UNICEF, no último 21 de março, Dia Internacional da Síndrome de Down, em apoio ao fim da violência contra as crianças e adolescentes com deficiência.

NAC tem, atualmente, residência artística no Punto Space, espaço que acolhe, também, Tathi e todo o elenco de AOME. Seu parceiro nesta produção, o Instituto MetaSocial, apoia de maneira entusiástica a promoção da inclusão apresentada por AOME. A peça está programada para visitar Brasil e Europa em 2016.

ELENCO

Bella …… Tathi Piancastelli

Il Corvo …… Connor Dylan

Carmelita …… Andressa Furletti

Alemão …… Sandro Isaack

Totó …… Ibsen Santos

Leo …… Jaime Puerta

Juju …… Carolina Ravassa

Mano …… Fabio Costaprado

Eduardo …… Braulio Cruz

Ana Alice …… Sandie Luna

Bruno …… Cacá Macedo

FICHA TÉCNICA

Direção – Débora Balardini

Concepção e Assistência de Direção – Sandie Luna

Diretor de Palco – Connor Dylan

Audiovisual – Jaime Puerta

Iluminação – Erin Jones

Sonoplastia – Sergio Krakowski

Operação de Som e Vídeo – Victoria Bausch

Legendas – Giovanna Almeida

Produção Executiva – Piancastelli & Heiderich

Produção Artística e Execução – Nettles Artists Collective

Nettles Artists Collective (Producer | www.NettlesArtists.com)

NAC é um coletivo de artistas de Nova York, dirigido por mulheres latinas, que tem como objetivo criar projetos originais utilizando como base o teatro físico e as artes visuais. Sua missão é impregnar a cena artística americana de vozes globalmente diversas e colaborações multidisciplinares. O coletivo é composto por escritores, atores, pintores, dançarinos, cineastas, músicos, artistas visuais e performáticos, que se movimentam e criam juntos. Sob a direção artística de Débora Balardini e Sandie Luna, NAC cria histórias universais, através da experiência de seus artistas. NAC é atualmente uma companhia residente no PUNTO Space em Nova York. (www.nettlesartists.com)

Debora Balardini (Diretora/Atriz/Educadora | www.deborabalardini.com)

Debora Balardini, ha mais de 28 anos, vem ensinando e realizando trabalhos em vários países, incluindo Japão, Argentina, Chile, Estados Unidos, França e em seu país de origem, Brasil. Ela tem uma extensa experiência de dança no ballet, jazz e sapateado, além de seus 15 anos de experiencia como instrutora de Hatha yoga. Como atriz, pesquisou e treinou diversas técnicas de teatro físico como Grotowski, Stemwerk, Suzuki, View Points e, nos últimos 9 anos, Choreographic Theatre e Técnica de Roy Hart para a voz. Entre seus trabalhos como diretora, estão, Meu Vazio é o Movimento, Inside. Not Looking Out, A Serpente de Nelson Rodrigues e Infinito Enquanto Dure, baseado na vida e obra de Vinícius de Moraes. Débora é co-Fundadora e co-Diretora Artística da companhia Nettles Artists Collective, co-Fundadora e Diretora Executiva do Grupo.BR, única companhia brasileira de teatro de Nova York e também fundadora do Punto – An Event & Performance Space em Midtown Manhattan.

Tathi Piancastelli (Escritora/Atriz | www.tathipiancastelli.com)

Nascida em São Paulo, Brasil, Tathi Piancastelli é apresentadora, atriz e ativista. Começou sua carreira nas artes após estudar teatro em Campinas, Brasil, de 2003 a 2010. Atuou em diversos espetáculos como Boca de Ouro, Um homem é um homem, Brilho Stars e o musical Grease, além de participar de comerciais para TV Globo e EPTV. Foi representante do Brasil no Dia Internacional de Síndrome de Down 2010, durante evento nas Nações Unidas. Atualmente, apresenta o programa Ser Diferente em conjunto com a organização Instituto MetaSocial. Tathi é escritora da peça Apple of My Eye (Menina dos Meus Olhos) na qual faz o papel principal.

Instituto MetaSocial (Apoio | metasocial.org.br)

O Instituto MetaSocial tem trabalhado por mais de 20 anos desenvolvendo programas para promover a inclusão social na mídia. O objetivo do grupo é mostrar uma representação positiva, alegre e divertida de todas as pessoas, independentemente das suas limitações, crenças, diferenças, com a idéia de que todos têm o mesmo valor humano e, portanto, merecem ser tratados com respeito e dignidade. MetaSocial é uma organização sem fins lucrativos que trabalha principalmente através de parcerias.

Contato (English): Kahshanna Evans | PR@KissingLions.com | (646) 580-6076
Contato (Portuguese): Giovana Almeida | Giovanna@PUNTOSpace.com | (929) 384-0766

Drop a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *