#GrrrPrrr

Nettles Artists Collective apresenta, na UNICEF, a primeira peça profissional escrita e atuada por uma artista com síndrome de Down

NOVA YORK- 4 de Março de 2016.  O Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF convida o elenco da peça Menina dos Meus Olhos (Apple of My Eye, em inglês), para apresentar o trabalho na sede da UNICEF, em Nova Iorque, no próximo 21 de Março. A data é celebrada em apoio ao Global Partnership of Children with Disabilities (Parceria Global para Crianças com Deficiência), como parte de seu programa de combate à violência contra a criança e o adolescente com deficiência. A dramaturga de Apple of My Eye, Tathi Piancastelli, é a primeira atriz e autora brasileira, com a síndrome, a ter seu trabalho produzido profissionalmente nos Estados Unidos.

Piancastelli interpreta o papel principal de Bella, uma jovem que ganha aceitação social e explora as lacunas entre o amor e o medo.

Após a apresentação, a diretora da peça, Debora Balardini, a diretora conceitual, Sandie Luna, Tathi Piancastelli e uma série de convidados participam de um painel, seguido por uma sessão de perguntas e respostas. Balardini e Luna são co-fundadoras da Nettles Artists Collective (NAC), companhia produtora do espetáculo Apple of My Eye, que têm, como casa artística, Punto Space, espaço localizado em Nova Iorque.

Nattles Artists Collective tem orgulho de trazer para o centro do diálogo temáticas relacionadas à inclusão, elevando o nível das discussões sobre a diversidade, já que se apresenta como a única companhia latina de teatro físico de Nova Iorque. Nettles Artists e Punto Space têm sido casa criativa para Tathi e o elenco da peça, que ainda contam com a parceria do Instituto MetaSocial, que também compartilha do entusiasmo no desejo de incluir que a peça promove. A cereja do bolo é, no momento, a indicação de Apple of My Eye para o Brazilian International Press Award 2016 nas categorias melhor atriz, ator e espetáculo.

Balardini e Luna tiveram seu primeiro contato com a peça em 2012, e, desde então, têm trabalhado de forma colaborativa e intensa com Piancastelli e o restante do elenco, sempre utilizando, como base da pesquisa, a experimentação e o treinamento vocal e físico. “É uma honra apresentar essa peça na UNICEF. Um projeto que teve como ponto de partida cinco páginas nascidas do fluxo criativo de consciência de Tathi. Esta ação é um marco para o projeto, para a companhia e, principalmente, para o enfrentamento dos desafios de inclusão”, diz Debora Balardini.

Luna, que também atua no espetáculo, dedica-se a desenhar diferentes camadas e coloridos ao trabalho de interpretação das personagens arquetípicas criadas por Tathi, que tocam em temas sensíveis como medo, violência, esperança e sonho. “O texto de Tathi aborda diretamente a violência experimentada por indivíduos com deficiência, colocando a arte como poderosa arma contra o preconceito, atraindo a atenção para o assunto e para a necessidade de se discutir”, diz Sandie Luna.

Com outro texto dramatúrgico a caminho, Piancastelli reflete sobre o trabalho atual e o recente reconhecimento, “Eu gosto da peça cada vez mais.” Apple of My Eye agora se prepara para iniciar uma turnê pela Europa, África e Brasil em 2016.

SERVIÇO

A Menina dos Meus Olhos (Apple of My Eye)

21 de Março de 2016

Às 13:00 na Unicef House, 3 United Nations Plaza, Nova York.

Fotos em anexo.

Nettles Artists Collective (Producer | www.nettlesartists.com)

NAC é um coletivo de artistas de Nova York, dirigido por mulheres latinas, que tem como objetivo criar projetos originais utilizando como base o teatro físico e as artes visuais. Sua missão é impregnar a cena artística americana de vozes globalmente diversas e colaborações multidisciplinares. O coletivo é composto por escritores, atores, pintores, dançarinos, cineastas, músicos, artistas visuais e performáticos, que se movimentam e criam juntos. Sob a direção artística de Débora Balardini e Sandie Luna, NAC cria histórias universais, através da experiência de seus artistas. NAC é atualmente uma companhia residente no PUNTO Space em Nova York.

Debora Balardini (Diretora/Atriz/Educadora | www.deborabalardini.com)

Debora Balardini, ha mais de 28 anos, vem ensinando e realizando trabalhos em vários países, incluindo Japão, Argentina, Chile, Estados Unidos, França e em seu país de origem, Brasil. Ela tem uma extensa experiência de dança no ballet, jazz e sapateado, além de seus 15 anos de experiencia como instrutora de Hatha yoga. Como atriz, pesquisou e treinou diversas técnicas de teatro físico como Grotowski, Stemwerk, Suzuki, View Points e, nos últimos 9 anos, Choreographic Theatre e Técnica de Roy Hart para a voz. Entre seus trabalhos como diretora, estão, Meu Vazio é o Movimento, Inside. Not Looking Out, A Serpente de Nelson Rodrigues e Infinito Enquanto Dure, baseado na vida e obra de Vinícius de Moraes. Débora é co-Fundadora e co-Diretora Artística da companhia Nettles Artists Collective, co-Fundadora e Diretora Executiva do Grupo.BR, única companhia brasileira de teatro de Nova York e também fundadora do Punto – An Event & Performance Space em Midtown Manhattan.

Tathi Piancastelli (Escritora/Atriz | www.tathipiancastelli.com)

Nascida em São Paulo, Brasil, Tathi Piancastelli é apresentadora, atriz e ativista. Começou sua carreira nas artes após estudar teatro em Campinas, Brasil, de 2003 a 2010. Atuou em diversos espetáculos como Boca de Ouro, Um homem é um homem, Brilho Stars e o musical Grease, além de participar de comerciais para TV Globo e EPTV. Foi representante do Brasil no Dia Internacional de Síndrome de Down 2010, durante evento nas Nações Unidas. Atualmente, apresenta o programa Ser Diferente em conjunto com a organização Instituto MetaSocial. Tathi é escritora da peça Apple of My Eye (Menina dos Meus Olhos) na qual faz o papel principal.

Instituto MetaSocial (Apoio | metasocial.org.br)

O Instituto MetaSocial tem trabalhado por mais de 20 anos desenvolvendo programas para promover a inclusão social na mídia. O objetivo do grupo é mostrar uma representação positiva, alegre e divertida de todas as pessoas, independentemente das suas limitações, crenças, diferenças, com a idéia de que todos têm o mesmo valor humano e, portanto, merecem ser tratados com respeito e dignidade. MetaSocial é uma organização sem fins lucrativos que trabalha principalmente através de parcerias.

Contato (English): Kahshanna Evans | PR@KissingLions.com | (646) 580-6076
Contato (Portuguese): Giovana Almeida | Giovanna@PUNTOSpace.com | (929) 384-0766

Drop a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *